20/12/06

O NATAL NA GLÓRIA

A propósito desta época natalícia, encontrei esta descrição do Natal na Glória do Ribatejo, no livro “O falar da Glória do Ribatejo” de Idalina Serrão Garcia.
Aqui ficam os registos com a “linguagem gloriana” e a respectiva tradução.

"A gente cá, a nossa festa do Natal é uma festa de pouca importância. Nos outros sítios, festejam a Festa de Natal, é no dia vinte e cinco; a gente cá é no dia vinte seis. O padre vem dizer a missa na parte da manhã, “vestimos-se”, vamos para a missa, o padre diz a missa, vai-se embora, e a gente ficamos a olhar umas para as outras, pronto, até que anoiteça; em anoitecendo, vamos para as nossas casas.
Festejamos o Natal nas nossas casas, é só em se conhecer o almoço ser doutra forma. Fazemos então um almoço diferente; ou que se mate uma galinha, e cozemos com massa, e grão com arroz, uma coisa assim.
Na noite do galo, no dia vinte e quatro à noite, é moda de queimar um cepo grosso a arder, mas é no meio do pátio; ajunta-se a rapaziada toda, metem um pau grosso a arder ali no meio do pátio, e metem-se todos de volta, cantando de roda do pau, até que o pau acabe de arder; vem vezes que no outro dia ainda está a arder."

1 comentário:

Billy disse...

Paralelamente, fica aqui uma proposta, aí mesmo na Glória do Ribatejo...

****************************

Dia 23 de dezembro (sábado) - 22 horas


CRISE (quase) TOTAL http://www.myspace.com/crisequasetotal



...com R12 no Bar do Coda (Glória do Ribatejo)


A crise ainda continua!!!!!!


*********************************

http://www.billy-news.blogspot.com/

*********************************