17/10/07

A meninice e a figura da Ti Joaquina "Cuca"









A propósito da infância e recorrendo aos textos da exposição “A meninice – História de infância na Glória do Ribatejo”, que esteve patente ao público no Museu Etnográfico da Glória do Ribatejo de Agosto 2006 a Junho 2007, deixo aqui breves textos de Margarida Ribeiro dedicado à figura da parteira Ti Joaquina “Cuca” e à sua sapiência para tratar os umbigos dos recém nascidos.

Ti Joaquina “Cuca”
“Casou aos 20 anos e depois de ter o segundo filho, foi acudir a uma vizinha e o parto correu bem logo se espalhou a novidade e então, a partir daí, começou a ser chamada e, com tanta sorte e dom com que nasceu, nunca mais deixou de acudir a quem precisava, tanto de dia como de noite, chegando a ficar em casa das mulheres, quando os partos eram demorados”

Tratar do Umbigo
“Ela então punha [no umbigo] um paninho molhado em água fervida e quente, tirava, punha outro e ligava a criança. Quando estava mole, untava com azeite “virge” (=puro), colocava um farrapinho limpo e ligava bem o menino. Ao cabo de três dias, o “bigo” (= umbigo) caía. Então lavava um farrapinho e deitava água fervida com três gotas de álcool, ligava bem a criatura e dizia à mãe e a quem estava: - Aqui nã mexe. Só eu! E sarava e o médico dizia que estava bem. Nas crianças a quem ela assistia, o umbigo era atado “à mão travessa” (= quatro dedos acima da barriga). Cortava e virava a vide (= cordão umbilical) para cima, carregava devagarinho com o dedo, até sair dali o sangue. Depois enrolava-o num trapinho muito limpo, molhado em água de malvas e azeite e ligava bem. Nunca fez esbandalhos (= abortos), mas acudiu a algumas da Glória que pariam antes de meio tempo. É muito mau por causa dos perigos (=hemorragias). Trabalhou mais de cinquenta anos a fito (= a fio) e foi indo até deixar.






In Margarida Ribeiro, “Temas de Etnologia – Maternidade”, Lisboa, Livros Horizonte, 1990, p 131





1 comentário:

Bichodeconta disse...

Que belo texto , que maravilha de homenagem á ti Jaquina cucu..Parabéns, um abraço, ell