15/02/10

Ofertas de namorado



Porque hoje é dia dos namorados,
Hoje falarei sobre os lenços de namorados, que eram a mais singela e significativa declaração de amor entre um rapaz e uma rapariga gloriana.
A origem dos lenços de namorado estão intimamente ligados aos lenços senhoriais do Séc. XVII e XVII, que posteriormente foram adaptados pelas mulheres do povo, que lhes conferiram características de índole popular.
Os lenços de namorados constituíam a dado momento uma prova de declaração feita pela bordadeira ao seu namorado, e na maior parte dos casos esta declaração era atendida, e o conversado comprometia-se também publicamente nesta ligação, usando o lenço ao pescoço com o nó voltado para a frente, ou no seu casaco domingueiro, com as pontas muito de fora.
Para entender a confecção do lenço de namorado, é necessário recuar no tempo, e caracterizar o início dos namoros que ocorriam nos bailes de sábado à noite ao som da concertina, e considerar os aspectos económicos desta sociedade e a influência que teve nos lenços de namorado.
Os namoros eram arranjados - como o povo dizia nos bailes. Segundo o relato de Alves Redol, procediam da seguinte maneira: “A concertina arfa na vertigem de uma moda. As raparigas a um lado por “mocidades” - assim dizem às idades -, os rapazes a outro. E ele vai tirá-la.
Os passos e os rodares saem-lhe incertos, desastrados. Chocam-se com os outros e à sua volta há mais poeira - pois se lá dentro lhes vai um calor....
o demónio do colarinho naquele dia parece apertado como mão a esganá-lo. E por mais voltas que lhe dê, parece o maldito que mais afoga.
- Ó Eugénia !...
E lá vão, como aziela, aquelas palavras simples, tão sinceras, que só o povo sabe adoptar no seu trato expressivo.
- Queria-te pra mulher, s'a gente s'entendesse..”
Depois desta declaração ela começava então a bordar o lenço de namorado para o rapaz. As inclinações amorosas iniciadas pelos lenços de namorado, eram expressas de acordo com um código de conduta social permitido pela comunidade em que se inseriam e por todos aceites.
Quando o rapaz aceitava o lenço da sua amada e o exibia em público, desvendava aos olhos de toda comunidade o seu estado de comprometido. Os lenços de namorado, funcionavam como uma “escritura pré-nupcial”.


Sem comentários: