15/04/12

Doação de Celestino Silva


A Associação para a Defesa do Património Etnográfico e Cultural da Glória do Ribatejo, recebeu hoje do Celestino Silva, um importante legado que dignifica e enobrece a cultura gloriana, trata-se das filmagens que Celestino efectuou nas décadas de 70 e 80 sobre vários aspectos vivenciais e culturais da Glória do Ribatejo.

Este espólio está guardado em suporte digital, um disco rígido que contém 168 vídeos. A oferta, para além de aumentar e enriquecer o espólio museológico da ADPEC, vai permitir a salvaguarda da identidade e memória colectiva da história e etnografia gloriana.

Quero agradecer em nome da ADPEC publicamente esta importante doação.

Roberto Caneira

1 comentário:

Fundador disse...

Sr. Presidente da ADPEC, Roberto Caneira, permita-me algumas palavras sobre esta instituição a que preside, a qual muito honra a nossa terra e que tanto interesse tem despoletado nas comunidades de outros quadrantes do planeta, conforme podemos constatar no vosso site (blogue) e também pelo que pude testemunhar através do feedback que me chega por via Internet nas atividades culturais que divulgo sobre Glória do Ribatejo.
Como seguramente saberá, a ADPEC surgiu por iniciativa de uma vontade coletiva, da qual fiz parte e fui um dos fundadores, um grupo unânime que partiu da prioridade urgente de se fazer levantamentos sobre o que existia e o que estava em risco de desaparecer da memória coletiva desta localidade tão rica em tradições. Nascia assim essa instituição que tem feito um trabalho exemplar mas nem sempre reconhecido. Nessa altura já me encontrava a recolher imagens em fita de 8 milímetros que fazem parte do espólio cedido no dia 14-01-2012.
Muitos dos filmes montados com essas imagens foram gentilmente conseguidos com o preciosa ajuda de toda a direção da ADPEC que se mobilizou e fez mobilizar dezenas de pessoas que fazem parte do elenco desses filmes como a monda do arroz, as várias reportagens com Mariana Gertrudes, O ciclo do pão caseiro, o malhar centeio na eira e a reportagem com o primeiro presidente da Freguesia de Glória do Ribatejo. São documentários com tamanha raridade e de autenticidade reconhecida, no interior de Portugal, que mereciam o estatuto de inéditos.
O objetivo principal deste comentário, no vosso site, tem como referência principal a minha disponibilidade para trabalhos posteriores que venham a necessitar de mais imagens, tal como o falar peculiar nesta localidade, ou seja, como falavam os naturais da Glória do Ribatejo.
Desejo muitos séculos de continuidade exemplar para a ADPEC, Associação para a Defesa do Património Etnográfico e Cultural de Glória do Ribatejo.
Celestino Silva