06/06/15

Exposição “Matança do Porco”




Este ano a exposição anual do Museu Etnográfico será focada no ritual da matança do porco e da importância da carne na dieta alimentar nas famílias glorianas.
O bácoro era comprado no mercado de Marinhais ou vendido por vários “porqueiros” que se deslocavam sazonalmente à Glória. Era colocado no pocilgo, onde durante vários meses era alimentado com restos de comida, bolota, batatas cozidas e mais recentemente farinha. Passado semanas vinha o “capador”, que castrava os animais para evitar que a carne especialmente nos machos, não viesse a saber a “barrasco”, como era hábito dizer.
Os porcos eram engordados, até chegar os meses de inverno, onde então se procedia à matança do porco. A matança era um momento de convívio sociofamiliar e ao mesmo tempo garantia a subsistência para a família nos penosos meses de inverno que estavam à porta, tratava-se de um ritual que unia a morte do animal com a abundância.
A Associação para a Defesa do Património Etnográfico e Cultural da Glória do Ribatejo, solicita apoio e colaboração nesta exposição.
Quem possuir fotos, vídeos e outros materiais associados à matança do porco, entre em contato para adpecgloria@gmail.com




Sem comentários: