17/02/10

Carroça no Poço da Roda


Finalmente! ! Após alguns anos de interregno o poço da roda (lugar mítico ocupado por zeladores) tem novamente 1 carroça.
Durante décadas por altura do carnaval no poço da roda estava sempre 1 carroça.
Na minha juventude cheguei a participar neste “furto” da carroça, era uma missão arriscada.
A Glória no passado teve sempre muitas carroças, os “sarrapatelos” era o local onde por norma este furto acontecia. Pela madrugada com a colaboração de vários colegas tínhamos a missão de tirar 1 carroça e leva-la para o poço da roda.
No outro dia, o respectivo dono da carroça era obrigado a ir busca-la ao poço, fazia-se acompanhar pelo macho ou mula, colocava o cabresto no bicho engatava a carroça e desdenhava algumas palavras nada agradáveis à assistência que jubilava em riso com a situação caricata.
Este ano em vésperas de carnaval, apesar de escassearem as carroças e as respectivas bestas (leia-se de 4 patas) a tradição voltou a ser vincada e no poço da roda lá esta a carroça.
Veremos o que os zeladores dizem!!!!

1 comentário:

António Ferreira Fino disse...

excelente exemplar da revolução tecnológiga desenvolvida nos meados do século passado.Falta-lhe apenas o meio propulsor,que,fácilmente se adquire em qualquer elemento de um qualquer governo deste País