20/04/06

Moinhos e Moagens de Glória do Ribatejo - O ciclo do Pão II


A extinção dos moinhos devido a um tornado, originou o aparecimento de novos sistemas de moagem – as moagens mecanizadas.
Margarida Ribeiro refere que “existem actualmente 3 moagens dotadas de maquinaria moderna.
A mais antiga é a do Sr. Rocha, casado com uma senhora de Chaves e filho de um portuense.
Viu no estabelecimento de uma moagem mecânica, há 25 anos no período da última guerra, um meio de empregar os seus capitais e de alargar na sua qualidade de comerciante, o ramo dos seus negócios.
Como nada sabia da industria chamou um moageiro. Ali se empregaram alguns, no decorrer dos anos, sendo o que hoje trabalha, natural do Valão – Salvaterra de Magos. (...)
Em 1953, o Sr Inácio Pereira Caneira, natural da Glória do Ribatejo, verificando tal impotência, abandonou o seu moinho e construiu um edifício que promoveu com a maquinaria indispensável, a fim de prosseguir e dar maior incremento ao seu antigo ofício.
Nesta data trabalha com um moageiro de Coruche, que admitiu como empregado e que ali se fixou com a família”.
Por se ter arruinado o seu moinho, o Sr. Joaquim Rodrigues Cachulo, de 51 anos, natural de Benavente, casado com a Sr.ª Argentina, natural de Santo Estevão (Benavente), adoptou também a moagem mecânica.”
Mais uma vez através do apoio da população local, das várias recolhas orais efectuadas verifica-se que não existiram três moagens na Glória do Ribatejo, mas sim quatro moagens: do Sr. Inácio Caneira, Joaquim Rodrigues Cachulo, Sr. Rocha e a moagem que estranhamente não é mencionada pelo estudo da D. Margarida Ribeiro é a moagem do Sr. António Pote.
Em termos de arquitectura verifica-se que nos vários edifícios, há várias semelhanças, são edifícios de dois pisos, no rés-do-chão estava instalada a moagem e no primeiro andar ficava guardada a farinha moída.
Estas moagens tiveram um curto período de laboração, estima-se que funcionaram entre as décadas de 50 e 80, a última a funcionar foi a do Sr. Joaquim Cachulo, que ainda hoje continua a vender farinha, que não é moída na moagem porque esta foi desmontada, trata-se de farinha ensacada que um comerciante vai levar à moagem.
Foi na moagem do Sr. Cachulo, que recolhemos informações sobre o funcionamento das moagens mecânicas.
As moagens eram accionadas por correias que estavam ligadas a um motor a gasóleo, mais tarde adoptou-se o sistema eléctrico.

Sem comentários: